Aquecimento da Voz para cantores iniciantes

Um dos equívocos mais comuns de cantores iniciantes é deixar de realizar o aquecimento/desaquecimento da voz antes de utilizar a voz para cantar.

É sempre importante saber que a voz funciona através de diversos músculos e portanto, e é necessário prepará-la para que funcione da melhor maneira.

Por que aquecer e desaquecer a voz?

A sua voz necessita ser preparada antes que você comece a cantar, com o objetivo de diminuir o impacto em suas cordas vocais e assim, diminuir a possibilidade uma rouquidão.

O aquecimento nos ajuda a preparar corretamente nossas pregas vocais, controla a respiração e define o tom sua voz, permitindo que você cante com mais facilidade.

O desaquecimento faz com que o familiaridade oral retorne, ou seja, sua voz sai do formato lírico e retorna para a fala. Ele é definido pelo descanso das pregas vocais e auxilia você a deixar de alongar-se a voz.

Caso o desaquecimento não seja executado, a sua voz permanecerá no estado de canto e há chances maiores de que você fique rouco depois de utiliza-la.

Felizmente, há técnicas fáceis que você pode desenvolver para garantir o bom desempenho da voz.

Tenha em mente de que os professores são os profissionais convicções para auxiliar você a aquecer a sua voz e se aclimar com os treinos, dessa forma é constantemente fundamental montar com o orientação.

Caso você queira se aprofundar neste tema, sugerimos o treinamento Pilares do Canto

Treinos para aquecer a voz

O aquecimento ajuda a preservar a sua saúde oral, amplifica a temperatura dos músculos e o movimento sanguíneo, favorece a agitação correta das pregas vocais e auxilia a alongar-se a sua voz de maneira mais segura.

Antes de iniciar os treinos mais comuns para aquecer a voz, é fundamental advertir que o tempo médio de aquecimento é de 10 minutos.

Dessa forma, antes de iniciar a celebrar, você precisa deste tempo para preparar o aparelho oral.

Você pode aquecer em pé ou em algum lugar confortavelmente sentado. Com ombros e cabeça retos. Lembre-se que a postura é bastante fundamental para garantir a eficiência do aquecimento.

  • Dentro da boca, gire a língua, preenchendo o lugar entre os lábios e os dentes. É comum que a região fique dolorida ao iniciar a fazer este treino
  • Produza sons nasais de /m/ e /n/, usualmente associados à mastigação. Vale repetir sílabas como “ma” e “no” para deixar os músculos aquecidos;
  • Estale a língua no céu da boca;
  • Faça o som das sequências de vogais;
  • Treine a sua respiração, sentindo o ar em todas as etapas do aparelho respiratório;
  • Alongue o pescoço, já que a região é bastante fundamental para o cantiga;
  • Pratique treinos para abaixamento da laringe;
  • Suspire e boceje para deixar os músculos da boca.

Como você pode reparar, há vários treinos que são capazes de ser realizados para a aquecimento oral.

É fundamental fazer-se uma cotidiano efetivo antes de qualquer convenção de cantiga para garantir a saúde do seu aparelho.

Treinos para desaquecer

Se o aquecimento possui como propósito preparar a voz, o desaquecimento auxilia sua voz a voltar para o seu desempenho comum.

O desaquecimento protege que a voz volte ao seu estado natural e agasalhado a partir de treinos simples. Veja quais são os mais recomendados:

  • Boceje algumas vezes;
  • Gire a cabeça enquanto imagina o sentença das vogais A, O e U;
  • Massageie a região da laringe, fazendo movimentos circulares em redor da tireoide;
  • Massageie as regiões do aparelho oral, ou seja, pescoço, cogote e trapézios (a massagem ajuda na circulação sanguínea local, diminuindo a preocupação provocada pelo utilização constante da voz );
  • Relaxe a região cervical;
  • Vibre os lábios, emitindo o sentença de “Brrrr”, com pouco volume e exibição;
  • Beba água em temperatura local;

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