Concurso: O que levar e fazer no dia da prova?

Se você está prestes a realizar um concurso como o ENEM, por exemplo, é importante prestar atenção nessas dicas! Até porque, são diversos os detalhes que os editais expõem para que você possa realizar uma prova tranquila!

 

A falta de atenção em relação a tudo o que faz parte das normas para o dia da prova pode acabar acarretando na sua eliminação. E não é isso que você quer, certo?

 

Algumas pessoas, no dia da prova, chegam na sala de avaliação com óculos escuros, relógios, bolsas e várias outras coisas possíveis. O que você precisa saber em relação a isso é que nem tudo é permitido, neste ambiente. Objetos como estes são motivadores para a eliminação dos candidatos.

O que fazer no dia da prova do Concurso, ENEM ou vestibular?

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que cada concurso e processo seletivo tem suas diretrizes específicas, mas em suma, os detalhes e regras são as seguintes!

Não se atrase

Isso mesmo, apresente-se na sala de avaliação antecipadamente. Os portões do estabelecimento de provas tem um horário pontual para fechar. O ENEM, por exemplo, fecha os portões às 13h, com abertura 1h antes disso. 

 

Sessenta segundos de atraso pode acarretar na eliminação deste candidato. Portanto, o essencial é que o estudante se antecipe. Sair uma meia hora antes de casa, pode ser essencial para evitar esse tipo de situação.

 

É importantíssimo saber todas as informações sobre horários, assim que houver a confirmação de sua inscrição no processo seletivo ou concurso.

Leve um documento com foto

Não importa qual seja o seu concurso ou processo de seleção, sempre haverá a cobrança de um documento com foto. Esse é o seu “passaporte” para ingressar na prova. Se esquecer, estará eliminado. Até porque não há outra forma de comprovar que você é você, se não com a documentação, não é mesmo?

 

Se você perdeu ou teve o documento furtado/roubado, é importante levar o boletim de ocorrência para o ambiente de provas para comprovar a situação!

Confira a cor da sua caneta

Certifique-se de que o processo seletivo, vestibular ou concurso que fará permite o uso de caneta azul ou preta! No ENEM, por exemplo, só é permitido o uso de caneta preta. Em relação a leitura ótica dos cartões de respostas, só há identificação da cor preta, neste caso.

 

O essencial é que o candidato leve para a avaliação a caneta preta com o material transparente. 

Tire a bateria do seu celular

Com tamanha tecnologia, muitos celulares, inclusive, impossibilitam essa ação. Mas se não tiver necessidade de carregar o celular, prefira deixar em casa. Qualquer barulho que o celular fizer, a eliminação é certa.

 

O fiscal entregará algum aparato para que guardar os seus pertences. Mas o melhor é não arriscar com os eletrônicos, ok?

Conferência dos dados

É importante que você analise tudo o que receber no dia da prova. Verifique se há mesmo o seu nome escrito no papel, ou se há alguma informação divergente das suas. Isso deve ser feito antes de dar início à prova.

 

Defeitos de impressão também precisam ser analisados. Todos os seus dados pessoais precisam estar corretos. Não esqueça disso! Se algo estiver incorreto, chame o fiscal para fazer o alerta!

Siga as instruções de preenchimento

Todo o concurso tem suas orientações para preenchimento de assinatura e afins. Siga à risca todas as indicações e instruções dos fiscais. Além disso, não deixe de prestar atenção nas normas que eles, provavelmente, farão a leitura em início de prova.

Respeite o tempo da prova

No caso do ENEM, se o candidato desejar levar o caderno de questões para casa, será preciso aguardar pelo menos 2h de avaliação e sair meia hora antes do final. O tempo de duas horas é obrigatório a todos os candidatos. Depois disso, é possível deixar o local de provas sem a avaliação.

 

Em outros concursos, o candidato deve permanecer até o fim da prova, independentemente do término antes disso. 

 

Feito isso, sua prova será realizada com sucesso, com certeza!