privação do sono

Quais são os riscos da privação do sono para a saúde

A necessidade humana básica é dormir o suficiente à noite. Infelizmente, muitas vezes ignoramos essa necessidade porque queremos espremer mais horas em nossos dias. Acontece com muita frequência, pois muitas pessoas têm agendas de trabalho ocupadas e pensam que não têm tempo suficiente para descansar adequadamente.

Se quisermos permanecer saudáveis, precisamos fazer do sono nossa principal prioridade.

Quando dormimos apenas algumas horas à noite, temos problemas de concentração durante o dia, nossa produtividade é afetada e nos sentimos cansados . Se formos privados de descanso por um período prolongado, isso pode ter um impacto adverso em nosso bem-estar e causar inúmeros problemas de saúde.

Algumas pessoas pensam que podem conviver com apenas algumas horas de descanso, pois podem lidar melhor com a privação do que outras. No entanto, isso não significa que isso não tenha um impacto negativo em sua saúde. Em vez de lidar com vários problemas de saúde, devemos fazer tudo ao nosso alcance para evitá-los, e uma das melhores maneiras de fazer isso é obter um número recomendado de horas de sono à noite.

Quando eles querem ser saudáveis, muitas pessoas se concentram em exercícios regulares e dieta. Estamos todos conscientes do impacto significativo da atividade física em nosso bem-estar. O sono tem o mesmo efeito, mas, infelizmente, muitas vezes subestimamos sua influência positiva na nossa saúde.

Os riscos para a saúde de não dormir o suficiente

1. Pressão Alta

A falta de sono está ligada à pressão alta . Quanto mais fechado ficarmos durante a noite, menores as chances de desenvolvermos essa condição. O descanso adequado à noite é especialmente relevante para pessoas com hipertensão existente.

Quando dormimos, nossos corpos regulam os hormônios do estresse. Quando não descansamos adequadamente, isso compromete sua capacidade de fazer isso. Como resultado, nossa pressão sanguínea aumentará como conseqüência da privação de sono.

Se dormimos menos de 6 horas por dia durante um período prolongado, corremos o risco de desenvolver hipertensão. É a elevação crônica da pressão arterial e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Como você pode ver, a falta de descanso pode colocar uma enorme pressão em nossos corações.

2. Obesidade

A privação do sono faz com que os níveis de um hormônio do estresse chamado cortisol suba. Algo assim resulta no sentimento de frustração e no aumento do apetite. Quando isso acontece, estamos propensos a comer em excesso e se entregar a comidas gordurosas.

Se esse comportamento se tornar nosso hábito, nosso metabolismo mudará e gradualmente ganharemos peso.

A privação do sono também afeta a produção do hormônio grelina, que é produzido no estômago. Quando nossos corpos criam muito desse hormônio, sentimos fome, o que leva a comer ainda mais e ganhar ainda mais peso.

A combinação de comer mais do que deveríamos e nos sentir cansados ​​nos faz pouco dispostos a nos exercitar. Como você pode ver, a privação do sono não é boa para você e pode ter um impacto severo no seu peso. Pessoas que são privadas de descanso são, como resultado, mais propensas a ganhar peso em comparação com aquelas que recebem entre 7 e 9 horas de descanso à noite.

3. Diabetes

Se não tivermos uma boa noite de sono suficiente , isso reduzirá a capacidade de nossos corpos de processar insulina. Precisamos ter pelo menos 7 horas de descanso para que nosso metabolismo possa processar a glicose corretamente.

Insuficientes olhos fechados em uma base regular podem resultar no desenvolvimento de níveis elevados de açúcar no sangue e, eventualmente, diabetes tipo 2.

4. Sistema Imunitário Enfraquecido

Quando as pessoas estão doentes, elas vão para a cama para se recuperar. O sono nos ajuda a lidar com várias doenças , e é crucial para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Se não descansamos o suficiente à noite, nos sentimos cansados ​​e fracos e incapazes de nos recuperar adequadamente, porque nosso sistema imunológico não pode fazer o trabalho adequado.

Dicas úteis para dormir o suficiente

Como você pode ver, a privação de sono pode causar uma variedade de condições de saúde, e isso é muito ruim para nós. Precisamos nos concentrar em descansar adequadamente à noite, em vez de assumir que podemos conviver com apenas algumas horas de fechamento. Se quisermos aumentar nossas chances de descansar o suficiente, precisamos criar um ambiente que estimule o sono.

Uma das coisas mais importantes é ter uma superfície confortável . Infelizmente, muitas pessoas têm problemas para conseguir fechar os olhos o suficiente porque descansam em um colchão desconfortável que tem uma década de idade. Se este for o caso, você deve considerar comprar um novo. 

Você também deve reduzir o tempo de frente para uma tela antes de ir para a cama. A luz do telefone, da TV e das telas de computador pode interferir na capacidade do nosso corpo de produzir melatonina, fazendo com que permaneçamos acordados por mais tempo e tenha problemas para adormecer. Seria a melhor ideia remover a TV, computador e outros dispositivos do seu quarto.

Finalmente, você deve evitar refeições pesadas e produtos com cafeína antes de dormir. Não consuma café e outras bebidas com cafeína pelo menos 3 ou 4 horas antes de ir para a cama. Além disso, não se sobrecarregue com comida; tenha um lanche saudável e leve em seu lugar.