Quais vantagens do sistema de energia solar para sua casa ou empresa?

Você já ouviu falar em energia solar fotovoltaica? Não? Então se liga neste artigo. Aqui, vamos explicar direitinho os benefícios que este sistema de energia gera para o planeta.

Investir em energia solar não é coisa apenas para grandes empresas, muito pelo contrário! A energia solar para pequenas empresas ou até mesmo para sua casa é uma excelente alternativa para se livrar do alto custo com energia elétrica.

O que é energia solar fotovoltaica?

Energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da luz do sol por meio de um material semicondutor. Pera. Vamos explicar melhor. Na prática é mais simples do que você imagina: basicamente uma célula fotovoltaica capta a irradiação solar e a converte em eletricidade.

Essa conversão ocorre devido ao efeito fotovoltaico, fenômeno responsável por criar uma tensão ou corrente elétrica em um dado material condutor após sua exposição à luz do sol. 

Vantagens da energia solar

De acordo com o Greenpeace, as energias renováveis, como a eólica e a solar fotovoltaica, são consideradas a principal solução para a mitigação de gases de efeito estufa no mundo. 

O sol é uma fonte de energia chamada renovável, pois é natural, limpa e está disponível o tempo todo. Além disso, sua produção não gera resíduos e não emite gases de efeito estufa, sem falar que a produção das tecnologias solares é controlada para que o processo de fabricação não prejudique o meio ambiente.

A seguir, vamos conhecer alguns benefícios desse sistema de energia renovável:

Aliada da sustentabilidade

A energia solar apresenta um impacto extremamente baixo sobre o meio ambiente, já que que não possui eliminação de poluentes. A princípio, ela diminui o uso das demais fontes de energia, como gás e a elétrica.

Fácil de ser instalado

A instalação do complexo de obtenção de energia solar é rápida e fácil, por isso é conhecida como como plug-and-play (que quer dizer “conectar e usar”). O procedimento acomete pouquíssimo o sistema elétrico o que já existe no estabelecimento. 

Baixa necessidade de manutenção

Por serem compostos por apenas dois principais elementos (painéis solares e inversores), os sistemas de energia solar apresentam baixas necessidades em relação à manutenção.

Depois de instalado o sistema, os cuidados requeridos envolvem somente a limpeza e a fiscalização dos painéis solares. Tanto esses equipamentos quanto os inversores são feitos para trabalhar continuamente. Além disso, a vida útil dos componentes do sistema fotovoltaico é longa.

 

Agora que você já conhece os principais benefícios da energia solar, que tal saber mais sobre as formas de economizar energia elétrica? Deixe aqui seu comentário