Reforma de restaurante: Passo a passo completo para reformar

A reforma de um estabelecimento gastronômico é uma prática necessária. Um ambiente adequado faz toda a diferença quando envolve a experiência do cliente com o local.No mundo onde as pessoas não precisam sair de casa para degustar os pratos oferecidos, decidir ir até o local com certeza envolve querer viver algo fora da rotina e realmente agradável. Por isso, é extremamente importante que o restaurante invista desde os detalhes arquitetônicos, como operações e atendimentos.  A concorrência aumenta cada dia, mas aqueles que são atualizados, agradáveis e inovadores, sempre crescem. 

Quando falamos em reforma, não estamos querendo falar sobre algum detalhe específico que precisa ser arrumado, mas sim de uma real mudança na estrutura, operação e decoração do restaurante. Essa reforma que gera diversos benefícios precisa ser estudada com calma. Alguns pontos são muito importantes para o êxito dos processos, como: 

Tem um restaurante em São Paulo e quer reformar? Conheça a NeoGourmet, saiba mais aqui!

 

1)Tenha ideias criativas 

 

Busque referências de estabelecimentos com o mesmo público que o seu e tenha boas ideias de acordo com o seu espaço. Pense em algumas possibilidades que tornem o seu restaurante personalizado, garantindo assim a harmonia entre arquitetura+gastronomia+branding+atendimento

2) Contrate profissionais especializados 

Um arquiteto especializado é primordial quando se trata de reformar um restaurante, além de estar por dentro das tendências de mercado ele pode auxiliar no processo de aprovação da documentação e do espaço na prefeitura, assim como alvará de funcionamento, e ainda a gera uma programação financeira ao cliente, garantindo compatibilidade do projeto com os orçamentos. Um budget separado para a contratação desses profissionais garante economia no processo como um todo, assim como agilidade para a data de inauguração.

3) Projeto antes da obra 

Essa dica é indispensável, começar a obra sem um projeto executivo é pedir para ter problemas no meio do caminho e investir muito mais do que o esperado, tanto em tempo como em dinheiro. A contratação de um arquiteto especializado vai garantir esse ponto, uma vez que a elaboração de um  projeto é a base para quaisquer mudanças no local, auxiliando na resolução de possíveis problemas e transformando as ideias em realidade. 

4) Siga as normas de vigilância sanitária e acessibilidade 

As normas de vigilância sanitária garantem a segurança do  negócio e dos consumidores e precisam ser respeitadas. 

Tornar o espaço acessível a todas as pessoas independente das suas mobilidades reduzidas, também é uma norma que precisa ser seguida. Ter espaços adequados,rampas, barras de apoio para auxiliar os movimentos, banheiros de fácil acesso e tamanhos ajustados, mesas, cadeiras e balcões com alturas adequadas e que não dificultem a passagem, móveis adequados para pessoas com nanismo e obesidade, entre outras características fundamentais para  estar de acordo com a lei e mostrar preocupação e cidadania. 

Normalmente o prazo para a reforma completa do estabelecimento é curto, ele está atrelado a complexidade do imóvel existente e da reforma a ser feita assim como a m² do espaço.Os passos acima são imprescindíveis para garantir qualidade a longo prazo das operações e do ambiente como um todo. 

Não tenha medo de investir em ideias criativas, em um profissional especializado, e nem mesmo de seguir as normas por questões financeiras. Cumprindo as exigências é certo que terá o retorno de todo o investimento feito e agregar valor ao estabelecimento. Caso o espaço seja alugado converse com o dono do imóvel para realizar tais mudanças, afinal a maioria dos pontos citados e uma reforma de qualidade beneficiará a todos e tornará o espaço ainda mais valorizado.